Turismo, Hospitalidade e Lazer

O eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação.

Abrange planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer, integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais.

Perfil: Apto a dominar todas as etapas de um evento, atuando em seu planejamento, organização, realização e avaliação.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Meios de hospedagem que possuam setor de eventos. Centro de Eventos / Centros de Convenções. Buffets e navios de passageiros. Empresas de comunicação e eventos. Restaurantes que possuam o setor de eventos. Empresas de montagem de eventos. Cerimoniais. Empresas que realizem eventos em suas atividades cotidianas como shoppings, museus, teatros, empresas de treinamento. Empresas especializadas em decoração.

Guia de Turismo

Perfil: Apto a exercer atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais e estaduais.

Áreas de atuação: Órgãos públicos de turismo municipais, estaduais e federais. Agências de viagens emissivas e receptivas. Operadoras de viagens. Empresas de turismo autônomas (em atrativos turísticos).

Guia de Turismo

Hospedagem

Perfil: Apto a atuar na recepção, reservas, alimentos e bebidas, eventos e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Meios de hospedagem. Centro de Eventos / Centros de Convenções. Buffets e navios de passageiros. Empresas de comunicação e eventos. Restaurantes. Empresas de montagem de eventos. Cerimoniais. Empresas que realizem eventos em suas atividades cotidianas como shoppings, museus, teatros, empresas de treinamento, etc. Empresas especializadas em decoração e montagem. Associações industriais e hoteleiras.

Hospedagem