Ambiente e Saúde

Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde.

Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental

Enfermagem

Carga horária: 1260 horas teóricas/600 horas de estágio

Perfil: Apto a realizar ações que visem à recuperação e reabilitação do indivíduo e da coletividade. Executar cuidados de enfermagem a pacientes com psicopatologias, em tratamento clínico/cirúrgico, ginecológico/obstétrico, pediátrico, de urgência/ emergência e em estado grave.

Áreas de atuação: Centro de Saúde da Família .Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Fábricas, indústrias, associações e cooperativas. Organizações não governamentais.

Matriz curricular
Enfermagem 

Estética

Carga horária: 1300 horas teóricas/600 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar na proteção, manutenção e/ou recuperação da pele, promovendo o embelezamento da face e do corpo do cliente.

Áreas de atuação: Centros de estéticas. SPA. Consultórios dermatológicos. Salões de beleza. Farmácia de manipulação. Empresas de cosméticos. Empresas de consultoria. Clínicas de fotodepilação.

Matriz curricular 
Estética

Massoterapia

Carga horária: 1300 horas teóricas/600 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar na recuperação e reabilitação estética, terapêutica e desportiva de pacientes/clientes, através de manobras massoterápicas específicas. Suas funções incluem a educação postural, a aplicação de procedimentos e manobras massoterápicas de prevenção de seqüelas e de reabilitação física.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresas privadas que oferecem serviço de massoterapia. Clubes de esportes (times de futebol, voleibol, assessorias esportivas). Clínicas de estética. SPA.

Matriz curricular
Massoterapia

Meio Ambiente

Carga horária: 1200 horas teóricas/400 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar no controle analítico para monitoramento da poluição ambiental, gestão ambiental, coordenação e orientação de equipes para prevenção da poluição. Auxilia no monitoramento de sistemas de tratamento de águas, efluentes, resíduos sólidos e emissões gasosas através de técnicas e equipamentos específicos, observando os padrões e determinações técnicas.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresas de consultoria ambiental. Empresas públicas e privadas com sistema de gestão ambiental. ONGs. Cooperativas.

Matriz curricular
Meio Ambiente

Nutrição e Dietética

Carga horária: 1200 horas teóricas/600 horas de estágio

Perfil: Apto a participar de ações voltadas à alimentação e nutrição humana de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital, além de trabalhar na garantia da segurança e qualidade dos alimentos.

Áreas de atuação: Supermercado. Hospital / Clínica. Posto de saúde. Cozinha industrial. Laboratório de microbiologia de alimentos e análise de alimentos. Cheche / Escola. Restaurante comercial. Laboratório de técnica dietética

Matriz curricular
Nutrição e Dietética

Saúde Bucal

Carga horária: 1200 horas teóricas/600 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promover e participar de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos principalmente em relação à escovação e aplicação de flúor. Realiza sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Clinícas odontológicas. Cursos de pós-graduação. Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s). Universidades públicas e privadas que ofertam o curso. Consultórios odontológicos.

Matriz curricular
Saúde Bucal