Mini Empresa

O Projeto Junior Achievement, ou Projeto de Formação de Miniempresa, foi implantado em 2009 nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Tem como foco o empreendedorismo, objetivando proporcionar aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio uma experiência prática em economia e negócios, organização e operação de uma empresa.

Neste Programa são apresentados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um mini-empresário, acompanhado por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.

O programa educacional é desenvolvido em 15 semanas nas escolas participantes e cada turma tem em média 30 alunos. Os alunos acompanham todas as fases de desenvolvimento de uma empresa e ao final comercializam a sua produção em uma feria promovida para expor os resultados do projeto, denominada Feira de Miniempresa.

A feira acontece em um estande de exposições montado em espaços de ampla circulação de pessoas. Normalmente o grupo desenvolve quatro produtos, que variam entre vestuário, calçados, agenda, dentre outros. Nessa fase os alunos aprimoram a capacidade de comercialização e toda a renda é revertida para eles. Em média mil alunos foram formados pelo projeto.