Círculo de Leitura

O Projeto Círculo de Leitura é resultante de uma parceria entre o Instituto Fernand Braudel de Economia e a Secretaria da Educação do Ceará. Iniciado em 2012, tem como objetivo apoiar a formação de leitores reflexivos e ampliar o seu acesso ao conhecimento, por meio da leitura grupal de obras que ressaltam valores éticos.

O projeto se destaca por formar entre os próprios estudantes lideranças multiplicadoras, que passam a atuar como uma espécie de tutores dos demais grupos de alunos, sob a supervisão de um professor. Cada Círculo funciona normalmente com 10 a 15 alunos, acompanhados por dois multiplicadores.

O envolvimento dos alunos tem sido tão significativo que alguns deles continuam vinculados ao projeto como multiplicadores, mesmo após ingressarem na universidade.

O Círculo de Leitura, que inicialmente se restringia às Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), vem alçando novos vôos. Atualmente, cada escola de educação profissional é responsável por desenvolver o projeto em uma escola de ensino regular da rede pública estadual. Em média, 1000 alunos estão sendo beneficiados.

O primeiro ano de realização do Círculo de Leitura apresenta um rol determinado de obras a serem lidas. São elas:

“Fernão Capelo Gaivota” + conto “Sequência”

“O Caminho de Homero”

“O Pequeno Príncipe”

“Kouros”

“Noites Brancas”

“Otelo – o Mouro de Veneza”

Na última formação são incorporados os seguintes livros à sequência básica:

“O Pintor, a Cidade e o Mar”

“O Espelho”