Infraestrutura

O eixo tecnológico de Infraestrutura compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte.

Abrange planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para obras civis, topografia, geotécnica, hidráulica, recursos hídricos, saneamento, transporte de pessoas e bens e controle de trânsito e tráfego.

Fonte: CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS – CNCT / 3ª Edição 

Agrimensura 

Carga horária: 1000 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a realizar levantamento topográfico em construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, locação de rodovias, curvas de nível, barragens e loteamentos, utilizando a tecnologia atualmente disponível no mercado.

Áreas de atuação: Curso de Agrimensura. Órgão públicos municipais, estaduais e federais. Empresas de Saneamento Básico. Empresas de engenharia. Empresas de Consultoria. Empresas de Construção Civil. Empresas de Telecomunicações. Agricultura de precisão e pavimentação. Meio ambiente – ecologia. Instituições de pesquisa. Empresas de representação e vendas de equipamentos e programas. ONGs – Organizações Não Governamentais.

Matriz curricular
Agrimensura

Desenho de Construção Civil

Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a realizar desenhos técnicos no âmbito da construção civil com ênfase em projetos de arquitetura. Atua como integrante dos processos construtivos, que envolvem desde os estudos preliminares ao planejamento e gestão de obras civis.

Áreas de atuação: Escritórios de Engenharia e Arquitetura. Laboratório de ensaios de materiais. Construtoras de pequeno e grande porte, públicas ou privadas. Empresas de comércio, representação e vendas na área de construção civil. Empresas de construção civil, públicas e privadas. Departamento de manutenção predial de empresas públicas e privadas. Concessionários de serviços públicos e órgãos públicos. 

Matriz curricular
Desenho de Construção Civil

Edificações

Carga horária: 1300 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a identificar diferentes tipos de solos, ferramentas e instrumentos topográficos, materiais de construção utilizados em obras, especificando e orientando sua correta utilização. Também possibilita ao técnico projetar com auxílio de computador (CAD), além de fiscalizar e acompanhar projetos e obras civis, fazendo o controle tecnológico da obra.

Áreas de atuação: Escritórios de projetos de Engenharia e Arquitetura. Laboratório de análise de solos e de materiais utilizados na construção civil. Construtoras de pequeno e grande porte, públicas ou privadas. Empresas de comércio, representação e vendas na área de construção civil. Empresas de construção civil, públicas e privadas. Departamento de manutenção predial de empresas públicas e privadas. Concessionárias de serviços públicos e órgãos públicos.

Matriz curricular
Edificações

Portos

Carga horária: 900 horas teóricas/300 horas de estágio 

Perfil: Apto a atuar nas operações portuárias e retroportuárias, nos trâmites documentais para liberação das cargas, agenciamento de embarcações, bem como no planejamento e supervisão dos processos de movimentação de cargas e de manutenção dos equipamentos de operação portuária.

Áreas de atuação: Portos públicos e privados. Empresas de apoio portuário e dragagem. Empresas de transporte aquaviário. Agências marítimas. Órgãos reguladores. Empresas de comércio exterior. Operadores portuários.

Matriz curricular
Portos