Gestão e Negócios

O eixo tecnológico de Gestão e Negócios compreende tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão.

Abrange planejamento, avaliação e gestão de pessoas e de processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações e instituições públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação; busca da qualidade, produtividade e competitividade; utilização de tecnologias organizacionais; comercialização de produtos; e estratégias de marketing, logística e finanças.  

Administração

Carga horária: 820 horas teóricas/300 horas de estágio 

Perfil: Apto a atuar na assistência e assessor ia de chefias, diretorias e gerências de empresas, fundações, autarquias e órgãos públicos. As atividades de apoio envolvem gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e da informação, com o intuito de contribuir com a produtividade e competitividade das empresas.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Indústrias. Varejos. Atacados. Distribuidoras. Empresas de Consultoria e Assessoria Empresarial. Empresas Prestadoras de Serviços.

Matriz curricular
Administração

Comércio

Carga horária: 980 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a organizar e planejar vendas de produtos/serviços em estabelecimentos comerciais, visando à fidelização de clientes em consonância com os objetivos da empresa.

Áreas de atuação: Supermercados ou Hipermercados. Lojas de Confecção e acessórios. Sapatarias e acessórios. Lojas de Departamentos. Lojas de Materiais Esportivos. Out Lets. Farmácias. Shopping Centers. Óticas. Distribuidoras ou Lojas de Cosméticos ou Perfumarias. Concessionárias de veículos ou motocicletas. Lojas de Móveis, Eletros e Eletrônicos. Lojas de Auto Peças para veículos e motocicletas. Empresas prestadoras de serviços em geral (setor público e privado).

Matriz curricular
Comércio

Contabilidade

Carga horária: 860 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a analisar documentação contábil, elaborar planos de contas, organizar, controlar e arquivar documentos relativos à atividade contábil/administrativa, além de organizar as movimentações. O profissional também está preparado para constituir e regularizar empresas, identificar documentos e informações, atender a fiscalização e realizar consultoria empresarial.

 Áreas de atuação: Escritórios de Contabilidade. Indústrias. Departamentos de: Contabilidade da Administração Pública, Recursos Humanos, Custos e Fiscal. Empresas de Médio e Grande Porte.

Matriz curricular
Contabilidade

Finanças

Carga horária: 800 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar no mercado financeiro com ênfase nos setores de tesouraria, contabilidade, crédito, orçamento, custos e bancário.

Áreas de atuação: Comércio. Indústrias. Departamento de Contabilidade da Administração Pública. Empresas de Médio e Grande Porte. Departamentos de: Recursos Humanos, Custos e Fiscal.

Matriz curricular

Finanças

Logística

Carga horária: 920 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar no campo profissional da indústria, comércio e serviços, dos setores públicos e privados, podendo desempenhar diversas atividades como otimizar processos, planejamento, controle e monitoramento das diversas atividades logísticas.

Áreas de atuação: Operadores logísticos. Transportadoras. Distribuidoras. Indústrias. Portos. Aeroportos. Centros de distribuição. Armazéns ou Depósitos. Órgãos públicos e privados (setor de transporte, almoxarifado, etc). Hospitais (estoques e suprimentos). Supermercados ou hipermercados*. Lojas de modo geral (Confecção, sapatos, departamentos, etc)*. Empresas prestadoras de serviços em geral (setor público e privado)*.

* Atuar apenas nas atividades referentes a área logística (Compras, estoques, armazenagem, transportes, etc)

Matriz curricular
Logística

Secretariado

Carga horária: 800 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a planejar, organizar, executar, acompanhar e avaliar atividades administrativas, oferecendo apoio logístico. Elabora relatórios, atas, declarações, circulares, memorandos, manuais, utilizando de redação empresarial específica, além de atuar na captação de recursos e parcerias com outras instituições e arquivamentos em geral.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresas privadas de um modo geral que necessitem de assessoria e/ou atendimento. Empresas de eventos/cerimoniais. Indústrias, multinacionais. Hospitais, consultórios e escritórios de advocacia.

Matriz curricular
Secretariado

Transações Imobiliárias

Carga horária: 800 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a exercer a intermediação na compra, venda, permuta, locação de imóveis e comercialização imobiliária.

Áreas de atuação: Imobiliárias. Secretaria de Meio Ambiente. Secretaria de Finanças. Agentes financeiros (bancos). Correspondente bancário. Secretária de Infraestrutura. Cartórios. Receita federal. Construtoras. Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

Matriz curricular
Transações Imobiliárias