Recursos Naturais

O eixo tecnológico de Recursos Naturais compreende tecnologias relacionadas a extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

Abrange prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias de máquinas e implementos.

Fonte: CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS – CNCT / 3ª Edição

Agricultura(Floricultura)


Carga horária: 1260 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a planejar, executar e monitorar etapas da produção de flores. Auxilia na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade. Atua também na identificação e aplicação de técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de flores.


Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresas de flores. Lojas agrícolas. Cooperativas e associações de produtores. Empresas de consultoria na produção agrícola. Empresa de produção de mudas. Escolas e Institutos de Cursos Técnicos.


Matriz curricular
Agricultura(Floricultura)

Agronegócio


Carga horária: 1260 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a aplicar técnicas de gestão, avaliação, comercialização e assistência técnica para a melhoria da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial.


Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Fazenda de produção agrícolas. Fazenda de criação de animais. Loja do setor agropecuária. Sindicatos, associação e cooperativas rurais. Empresas e instituições com atuação no agronegócio cearense.


Matriz curricular

Agronegócio

Agropecuária

Carga horária: 1260 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários. Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, além de atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Fazenda de produção agrícolas. Fazenda de criação de animais. Loja do setor agropecuária. Sindicatos, associação e cooperativas rurais. Empresas e instituições do setor agropecuária.

Matriz curricular
Agropecuária

Aquicultura


Carga horária: 1080 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a elaborar, acompanhar e executar planos de ação das atividades ligadas a todas as fases de cultivo em cativeiro de organismos aquáticos de ambientes marinhos, estuarinos e de água doce. Também realiza o monitoramento da sanidade dos animais cultivados e a gestão integrada do meio ambiente do entorno dos projetos de aquicultura.


Áreas de atuação: Fazendas produtoras de organismos aquáticos. Empresas de produção e beneficiamento de pescado. Laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda. Empresas de nutrição animal. Cooperativas e Associações de Produtores de organismos aquáticos. Órgãos públicos, privados e Organizações Não Governamentais relacionadas com a área da Aquicultura. Fornecedores de equipamentos e insumos. Atuação autônoma.


Matriz curricular
Aquicultura

Fruticultura


Carga horária: 1260 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a participar do planejamento, execução e monitoramento das etapas da produção de plantas frutíferas. Está qualificado para planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita de frutas, incluindo o controle de qualidade do produto, além de atuar no mercado de distribuição e comercialização de frutas.


Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Propriedades rurais. Empresas de consultoria na produção de frutas. Instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Comércio de equipamentos e produtos agrícolas. Cooperativas e associações. Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresa de produção de mudas.


Matriz curricular
Fruticultura

Mineração

Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a atuar em todas as fases da pesquisa mineral, da lavra e do tratamento de minérios. O profissional pode supervisionar operações de sondagem, mapeamento de geológicos, perfuração de poços, trabalhos de desmonte com uso de explosivos, carregamento, transporte e beneficiamento de minérios.


Áreas de atuação: Empresas de extração de minérios. Indústrias de extração e beneficiamento de rochas ornamentais. Laboratórios de análises de minérios e rochas. Órgãos governamentais ligados à atividade de mineração. Empresas de consultoria, órgãos ambientais e venda de equipamentos e insumos para a indústria mineral. Empresas de sondagens de minérios.


Matriz curricular
Mineração