Programa Com.Domínio Digital

O Programa com.domínio digital é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Instituto Aliança voltado ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, formação cidadã e Tecnologia da Informação (TI). Iniciado em 2009, o programa originalmente estava direcionado aos estudantes das escolas de educação profissional, mas atualmente tem o enfoque voltado às escolas regulares da rede pública estadual.

Um dos diferenciais do programa, desenvolvido na parte final, é o circuito de inserção, cuja finalidade é buscar espaço para os alunos no mercado de trabalho. Esta atividade tem como principal objetivo mobilizar os núcleos de formação para uma participação direta e protagônica dos próprios estudantes no processo de inserção no mercado de trabalho.

É uma ação estratégica, do ponto de vista da inserção, e também importantíssima na perspectiva da formação, uma vez que os jovens que participam deste momento saem com uma vivência bem real dos processos de busca por vagas, seleção e colocação, sentindo na pele o esforço e a complexidade dessa ação.

A média de Inserção dos alunos no mercado de trabalho é de 60%. Foram beneficiados no projeto em torno de 13.200 jovens até 2014.