Depoimentos dos Alunos

 

Alisson Levi é aluno do primeiro ano do curso de Agroindústria da EEEP Darcy Ribeiro

O diferencial da escola profissional para a escola comum é a perspectiva de vida, porque aqui a orientação é muito bem dada. A gente já sai com estágio, do estágio já é possível trabalhar, dependendo da empresa e do seu desempenho. Eu posso também dizer que a escola profissional veio para mudar muitos pensamentos de jovens. Gente que não pensava em trabalhar em uma empresa e hoje já está mais determinado porque a escola nos proporciona uma formação profissional.

Eu escolhi Agroindústria porque nesse curso a gente pode aprender sobre o que comemos, os nutrientes, proteínas, coisas que antigamente não sabíamos.O que começamos a aprender no nosso curso influencia muito a nossa alimentação.

Ygor Felipe é aluno do primeiro ano do curso de Paisagismo da EEEP Darcy Ribeiro

Destaco nessa escola a base profissional, porque nos dá uma especialização muito mais forte do que na escola regular. O tempo também, mas isso não faz da escola algo cansativo. Tem vários projetos que nos desenvolvem, como mundo do trabalho, empreendedorismo, e isso é muito bom para nós que estamos começando a aprender sobre a vida profissional.

O projeto que mais me envolve é o de teatro e artes, que de uma forma ou de outra nos desenvolve e faz a gente ser mais leve.

Escolhi o paisagismo porque é uma das cadeiras da arquitetura. Gosto de desenho e o curso é muito bom, aprendemos a fazer planta de casa, especialização de escada e outras coisas que nos especificam mais.

Evilásio Bandeira é aluno do primeiro ano do curso de Paisagismo da EEEP Darcy Ribeiro

 

Na escola profissional nós realmente temos professores qualificados, que estão dispostos a ensinar. Nossa escola é padrão MEC e isto incentiva o aluno a ver que a escola é bela, a estrutura é boa. Temos disponível tempo para a cultura, para a arte, e isso deixa o aluno envolvido, a criatividade e o raciocínio lógico aumentam, dentre várias qualidades. Já temos projetos futuros e um deles que me envolve bastante é a música, o canto.

O que me chamou mais atenção no curso de paisagismo foi a idéia da arte, da cultura. Vou fazer faculdade de música e paisagismo envolve desenho, arquitetura, vegetação, criatividade. Tudo isso tem algum valor.

Lucas Albuquerque é aluno do segundo ano do curso de Desenho da Construção Civil da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Estudar nessa escola é uma oportunidade única. Aqui você aprende coisas bem amplas, que vão desde o jeito correto de se comportar em sociedade até como montar uma empresa.

O meu curso é muito bom, amplo, e se renova a cada momento. A área de desenho da construção civil está interligada a qualquer outra área que se deseja almejar. Para produção de áudio e vídeo tem que ter um escritório e quem faz o edifício é a construção civil. Se o médico necessita exercer sua função, precisa de uma clínica e de um hospital, e quem faz é a construção civil. É um mercado que daqui a 20 anos ainda não vai atender as necessidades.

O que mais me chamou atenção foi o ensino cidadão. Ele te ensina a respeitar qualquer outra pessoa e a trabalhar com quem tem ideias diferentes. A gente tem que saber ouvir e também saber se expressar para não machucar o outro.

Na escola também se ensina muito sobre cultura, sobretudo a cultura brasileira, que é muito importante porque conta o que nós somos, de onde surgimos e para onde vamos. Dessa forma podemos ter um ensino qualificado, que vai nos ajudar como pessoa.

Raissa Martins é aluna do primeiro ano do curso de Nutrição da EEEP Darcy Ribeiro

Eu acho que mudou tudo na minha vida e na minha educação. Aqui nessa escola sinto mais segurança em relação ao conhecimento que os professores conseguem nos passar. Somos educados não só com o conhecimento, mas também na nossa forma de viver na escola e fora dela. Depois que entrei aqui vi muitas coisas começarem a fluir, é um novo mundo.

Escolhi nutrição porque gosto muito da área da saúde e com o decorrer do curso fui percebendo que é isso que eu quero seguir.

O que mais me chamou atenção foi a disciplina de empreendedorismo, porque me mudou bastante, me fez traçar metas, ter um objetivo fixo, ter um alvo. Aprendi a empreender na vida. Também gostei de mundo do trabalho, porque ensina sobre o que você vai ser futuramente.

Felipe Braga é aluno do primeiro ano do curso de Nutrição da EEEP Darcy Ribeiro

 

Quando a gente entra percebemos que funciona de uma maneira totalmente diferente. É muito mais organizado, os professores são mais capacitados e temos uma série de regras que vai influenciar nossa vida lá fora. Temos também projetos que não fazem parte do conteúdo normal, mas que vão construir a nossa personalidade. Não podemos, por exemplo, usar celular nem nos intervalos, o que nos condiciona a ficar sem algo que estávamos totalmente acostumados. Tem muitas outras coisas que faz com que a gente cresça como profissional.

Dentre os quatro cursos, o de Nutrição foi o que mais me atraiu. É um curso muito interessante porque vai lidar com a saúde da pessoa, tratar da alimentação e cuidar de uma forma global.

Um dos projetos que eu mais gosto é a realização de um jornal, onde posso escrever matérias, fazer entrevistas. A cada dois ou três meses entregamos uma edição com temas tanto da escola como externos. A gente tem vários outros estímulos, como o projeto de vida, que aborda temas como gravidez na adolescência que podem afetar a nossa vida. Há também projetos como formação cidadã, empreendedorismo, teatro, que juntos fazem com que você cresça como ser humano.

Taiza Lima é aluna do primeiro ano do curso de Nutrição da EEEP Darcy Ribeiro

 

A partir do momento em que você entra aqui já tem o objetivo de ser um jovem diferente. É uma escola que tem o objetivo de nos tornar verdadeiros cidadãos, que nos ensina a ter autonomia, estabelecer objetivos, metas. Eu, que vim de outro modelo de escola, me sinto uma jovem diferente estudando aqui.

Eu sempre quis trabalhar na área da saúde, quero ser médica pediatra. Nutrição é uma área da saúde e foi o que eu achei mais próximo do que quero fazer.

Empreendedorismo, mundo do trabalho e formação cidadã são os projetos que mais me atraem. Formação cidadã nos ensina a ter um projeto de vida, a ter autonomia. Empreendedorismo faz a gente estabelecer metas, aprender a ter mais confiança em si mesmo, e mundo do trabalho nos ensina a ser um verdadeiro profissional lá fora.

Maria Beatriz Oliveira é aluna do primeiro ano do curso de Agrimensura da EEEP Darcy Ribeiro

 

O diferencial daqui é que temos disciplinas diferentes que nos auxiliam na nossa vida pessoal, nos ensinam a empreender aqui e lá fora e isso eu acho muito bom.

Eu escolhi esse curso porque é novo no mercado de trabalho, tem muitas vagas e também porque as matérias me chamaram atenção. Tem matemática e geografia, que eu gosto muito.

Empreendedorismo,projeto de vida e mundo do trabalho me atraíram mais. Projeto de vida nos ensina a formar a nossa mentalidade. Empreendedorismo ajuda a empreender aqui dentro e lá fora e mundo do trabalho nos prepara para o mercado de trabalho.

Alan Diniz Olivindo Silva é aluno do primeiro ano do curso de Agrimensura da EEEP Darcy Ribeiro

O diferencial dessa escola é o curso técnico. Outro fator importante é a estrutura da escola, os laboratórios de informática, os laboratórios técnicos, de física, de química, que nos dá uma grande oportunidade de educação. O ensino também é muito puxado, exige do aluno a capacidade autônoma e o protagonismo, que é um dos fatores que a escola profissional trabalha bastante.

Eu escolhi esse curso porque agrimensura é uma área da engenharia e pretendo fazer engenharia ou física na universidade. Também me chamou muita atenção por conta das disciplinas de matemática, geografia e física.

Os projetos que mais me interessaram foram estudos curriculares, mundo do trabalho, modos de vida e as atividades diversificadas.

Estéfany Estevam de Miranda é aluna do primeiro ano do curso de Agrimensura da EEEP Darcy Ribeiro

 

É como se o sentimento fosse ampliado, não é uma escola qualquer, não somos alunos qualquer. Hoje a gente tem o prazer de vir para o colégio. É cansativo, mas recompensador. A gente chega em casa e os nosso pais sempre nos auxiliam, temos o suporte da família e isso é bem importante. O colégio é um diferencial na nossa vida porque vai marcar o nosso futuro.

O curso de Agrimensura me interessou porque é novo no mercado, mas outras áreas também me chamaram atenção. Fomos visitar algumas faculdades na aula de campo e eu gostei de publicidade, algo totalmente diferente.

A gente tem o suporte técnico e matérias como empreendedorismo, projeto de vida e mundo do trabalho que nos auxiliam. A gente começa a pensar sobre a nossa posição como aluno na sociedade. O projeto de vida é mais importante para mim porque vem trazendo uma lembrança desde o passado sobre o que eu quero para a minha vida e isso é bem importante.

Jonh Esrom Silva Matos é aluno do segundo ano do curso de Informática da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Essa escola traz novas oportunidades como a expectativa de entrar no mercado de trabalho. Os cursos que nos preparam melhor.

Eu escolhi informática porque desde novo gostava de mexer em computadores antigos. Quando soube que tinha essa oportunidade, pensei: “puxa, não posso perder!” Eu consegui uma vaga de última hora. É bom fazer o que gosta, mas tem que ser forte para agüentar o dia todo, fazer tarefas, prestar atenção no curso. É cansativo, mas quando você gosta fica bom.

O que me motivou a vir aqui foi o curso e o ensino, que são excelentes. Os professores são ótimos, ensinam muito bem.

Kauanny Veras é aluna do primeiro ano do curso de Produção de Áudio e Vídeo da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Eu vim de uma escola particular. Minha mãe não queria que eu viesse por ser uma escola pública, mas foi decisão minha. Eu pensava que o ensino seria fraco, que não iria precisar estudar tanto, mas é puxado. Você tem realmente que gostar demais, principalmente do curso que escolheu porque vai exigir muito. Eu prefiro o ensino daqui do que da minha antiga escola e não vou sair, vou terminar. Esse negócio de que a escola particular é melhor do que a profissional não é verdade.

Escolhi esse cursou porque já tinha tido experiência nas férias passadas com um curso de produção de áudio e vídeo que durou apenas três meses. Resolvi continuar porque gostei de todas as matérias e o mercado é gigantesco. É concorrido, mas a gente não fica sem emprego. Nosso professor mostrou nos primeiros dias de curso as áreas onde eu posso trabalhar e fiquei totalmente cativada por todos aqueles empregos, estágios. Eu não trocaria meu curso.

Pelo fato de ser o dia inteiro fica uma rotina cansativa na escola, mas os professores fazem vários projetos para quebrar essa rotina. Todo mês a gente tem uma coisa nova e eu acho isso muito legal, além de termos uma biblioteca imensa com vários livros. Eu amei todas as palestras desse ano, aprendi demais, demais mesmo

Sanderson do Amaral é aluno do primeiro ano do curso de Desenho da Construção Civil da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Eu vim de uma escola particular, onde tinha um estilo de vida completamente diferente, estudava perto de casa. O ensino na escola profissional proporciona muita educação, não só pela base comum, mas também pelo ensino técnico. Com cada professor você aprende uma coisa nova para a sua vida.

A parte de desenho do curso tem muito a ver comigo. Ouvi boas críticas e então vim para cá.

O que mais me atrai é a diversidade das aulas e a forma como os professores ensinam, com o objetivo de fazer a gente entender realmente. Há uma perseverança dos professores para que você consiga ver bem.

Vinícius de Oliveira Lima é aluno do segundo ano do curso de Informática da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Na antiga escola a gente via as matérias e os conteúdos da base comum, mas não tinha uma visão de como era o mercado de trabalho, o que fazer após o terceiro ano. Fui atrás e vi a oportunidade aqui na escola de ter uma noção de como é o mercado de trabalho, ver como funciona uma profissão. Aqui tenho a chance de testar as áreas em que eu posso ter algum desenvolvimento e aprender mais me desafiando.

Eu escolhi o curso de Informática porque gosto muito de tecnologia e me identifiquei demais. Conheci pessoas muito interessantes que me ensinaram bastante e meus professores, tanto os da base técnica como os da base comum, me estimulam. Tem sido uma experiência muito legal, estou descobrindo o talento que tenho e as coisas que gosto de fazer.

O que mais me atraiu foi uma das matérias do meu curso técnico que é voltada para programação. O colégio me proporcionou conhecer pessoas que reconheceram a minha aptidão para a área e me estimularam a seguir. Foi uma porta, um caminho para algo novo.

Natielly Jheniffer Silva de Castro é aluna do primeiro ano do curso de Desenho da Construção Civil da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Vim da escola particular onde tinha todas as aulas direitinho, mas não estava satisfeita com as questões de aprendizagem. Por esse motivo vim para cá. Tive que me desafiar, ter resistência para passar o dia todo, conhecer matérias novas das disciplinas técnicas, mas creio que tanto como pessoa quanto como futura profissional aprendi muita coisa.

Eu escolhi esse curso porque um amigo da minha mãe me apresentou a profissão de arquiteta e me apaixonei. Quando estava buscando uma escola profissional, essa se adequou porque é a mais perto da minha casa. Aqui estou conseguindo seguir o meu caminho.

O que mais me chama atenção são os professores, que não se preocupam só em ensinar a matéria, mas principalmente com a educação cidadã . Eles se preocupam com você como pessoa e como profissional, e não somente em formar um monte de gênios que não sabem como se comportar no meio da rua.

Kelvy Kellysson Araújo de Mendonça é aluno do segundo ano do curso de Informátida da EEEP Jaime Alencar de Oliveira

 

Quando cheguei aqui vi que essa escola iria me proporcionar muitas coisas novas. Eu estudava só meio período em uma escola particular e tinha muito tempo ocioso. Os primeiros dias foram difíceis porque eu estava em um tempo de transição, mas depois me acostumei com dez horas de escola.

Sempre gostei de informática, por isso escolhi esse curso. Me identifiquei demais com essa escola, conheci pessoas geniais que me mostraram bastante sobre o curso.

A escola não forma apenas um aluno para passar na universidade, como a maioria das escolas privadas. Aqui eles querem te formar como aluno, como pessoa e como um profissional. Eles se importam que você realmente aprenda.

.