Programa Cidadania

O programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), cujo objetivo é conscientizar os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) sobre temas voltados à formação cidadã, em espacial sobre direito trabalhista.  O diferencial do programa, iniciado em 2012, é a aproximação entre profissionais da área do direito e alunos, possibilitando um diálogo direto com os magistrados.

Nas escolas participantes, temas sobre cidadania, ética, direitos humanos e trabalhistas são desenvolvidos pelos multiplicadores/professores nas salas de aula, através de debates, seminários e outras ações pedagógicas. No cronograma de atividades estão programadas visitas dos estudantes ao Fórum, visitas dos magistrados às escolas e estudo das temáticas com material didático específico fornecido pelo programa.

Todos os alunos das escolas inseridas no projeto são beneficiados. De 2011 a 2014, 18 EEEPs de Fortaleza participaram do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, o que corresponde a um total de 9.720 alunos.