Informação e Comunicação

O eixo tecnológico de Informação e Comunicação compreende tecnologias relacionadas a infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações.

Abrange concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações; especificação de componentes ou equipamentos; suporte técnico; procedimentos de instalação e configuração; realização de testes e medições; utilização de protocolos e arquitetura de redes; identificação de meios físicos e padrões de comunicação; desenvolvimento de sistemas informatizados; e tecnologias de comutação, transmissão e recepção de dados.

Perfil: Apto a desenvolver sistemas através de análise e programação, além de montar, instalar e configurar todos os componentes de software, hardware e redes de pequeno e médio porte.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Fábricas de Softwares. Empresa de Desenvolvimento. Lojas de T.I. Empresas de Suporte e Manutenção de Computadores. Empresas de Telecomunicações (Provedores de Internet e Telefonia). CPD – Central de Processamento de Dados. Empresas de Suporte Técnico ao Usuário. Empresas que necessitam de informatização de processos.

Redes de Computadores

Perfil: Apto a instalar e configurar dispositivos de comunicação digital e programas de computadores; configurar serviços e implantar segurança em redes de pequeno e médio porte.

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Fábricas de Softwares. Empresa de Desenvolvimento. Lojas de T.I. Empresas de Suporte e Manutenção de Computadores. Empresas de Telecomunicações (Provedores de Internet e Telefonia). CPD – Central de Processamento de Dados. Empresas de Suporte Técnico ao Usuário. Órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Matriz curricula