Produção Cultural e Design

O eixo tecnológico de Produção Cultural e Design compreende tecnologias relacionadas a representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas.

Abrange criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.

Fonte: CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS – CNCT / 3ª Edição

Design de Interiores


Carga horária: 900 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a elaborar e executar projetos para residências, espaços comerciais, promocionais e corporativos, tendo como objetivo a estética, a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos ambientes.


Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Escritórios de arquitetura. Escritório de Design. Lojas de modulados. Lojas de iluminação. Marcenarias. Lojas de decoração. Construtoras.


Matriz curricular
Design de Interiores

Modelagem do Vestuário


Carga horária: 860 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a representar graficamente peças de vestuário planificadas, criar, modelar e adaptar modelos de peças do vestuário utilizando técnicas de modelagem básica e moulage. Pode utilizar ferramentas da computação gráfica para a área de vestuário e de confecção, elaborando fichas técnicas, desenhos técnicos e modelagem digitalizada.


Áreas de atuação: Indústria de confecção de produtos de moda. Cursos e treinamentos de modelagem.


Matriz curricular

Modelagem do Vestuário

Multimídia


Carga horária: 800 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a identificar as necessidades do mercado, tanto na comunicação interna quanto externa das organizações, nas áreas de planejamento, criação, desenvolvimento e produção de comunicação visual em meios eletrônicos, publicações digitais, multimídia e interface interativa, assim como atualização de Web sites, organização de processos, briefing e análise e mensuração de resultados.


Áreas de atuação: Empresas provedoras de conteúdo para internet, agências de publicidade, produtoras de vídeo, editoras, departamento de comunicação e marketing de instituições, sejam elas indústrias, comércios ou prestadora de serviços, podendo ainda empreender nessas áreas.


Matriz curricular 
Multimídia

Paisagismo


Carga horária: 860 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a estudar, planejar, criar e recuperar a paisagem, prevenindo a degradação ambiental, intervindo de forma harmônica na natureza, contribuindo para a sustentabilidade na relação do homem com o meio ambiente, bem como compatibilizar áreas edificadas com espaços livres públicos ou privados.


Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Comércio de plantas ornamentais. Floriculturas.


Empresas de produção científica de plantas ornamentais. Empresa de produção de plantas ornamentais. Escritórios de projetos paisagísticos. Empresas de preservação ambiental. Empresas de manutenção de jardins. Empresas de elaboração de projetos e execução de jardins. Empresas de consultoria. Escolas e Institutos de Cursos Técnicos.


Matriz curricular
Paisagismo

Produção de Áudio e Vídeo


Carga horária: 840 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a planejar, dirigir e finalizar uma produção audiovisual, desde a sua pré-produção, produção e pós-produção de mídias audiovisuais.


Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Produtoras de Vídeo. Produtoras de Televisão. Produtoras de Cinema. Estádios musicais e de som. Agências de Publicidade. Produtoras de conteúdo para a internet e canais digitais, tais como: comércio eletrônico, vídeo educação, redes sociais, aplicativos móveis Rádios. Estádios de Fotografia Profissional.


Matriz curricular
Produção de Áudio e Vídeo

Produção de Moda

Carga horária: 1020 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto a produzir eventos de moda, elaborar a composição de looks direcionados à produção publicitária, vitrines, editoriais, entre outros tipos de apresentação pública de estilo com base nos conceitos de marketing.


Áreas de atuação: Fábricas de confecções. Empresa de produção de moda. Lojas de confecção. Empresas de marketing e publicidade. Empresas de imagem pessoal. Revistas de moda. Portais de moda. Shopping de moda. Estádio fotográfico.


Matriz curricular
Produção de Moda 
Produção de Moda (3ª série)

Regência

Carga horária: 1000 horas teóricas/300 horas de estágio


Perfil: Apto para trabalhar como regente de corais, grupos de flauta doce, de violão, teclado, violino, sax, bem como ser instrumentista, arranjador e compositor. Também está habilitado a organizar eventos culturais e promover ações musicais no meio em que está inserido.


Áreas de atuação: Escolas Públicas e Particulares. Escolas de Música. Organizações governamentais/ não governamentais Hospitais Públicos e Privados.


Matriz curricular
Regência