Controle e Processos Industriais
O eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais compreende tecnologias associadas a infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos, em atividades produtivas.
Abrange proposição, instalação, operação, controle, intervenção, manutenção, avaliação e otimização de múltiplas variáveis em processos, contínuos ou discretos.
Fonte: CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS – CNCT / 3ª Edição
Automação Industrial
Carga horária: 1200 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Atua na realização do projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Faz a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.
Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Fábricas de empresas de alimentos, eletrônica, bebidas e metal-mecânico. Empresas de sistemas de produção industrial. Empresas de suporte e manutenção industrial. Empresas de telecomunicações (Microcontroladores, CLP’s). Empresas de segurança e do trabalho. Empresas de suporte técnico industrial
Matriz curricular
Eletromecânica
Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a desenvolver serviços técnicos de manutenção, projeto, instalação, desenho e outras atividades em sistemas industriais convencionais ou automatizados, articulando equipamentos mecânicos e eletroeletrônicos.
Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresas de manutenção e automação industrial. Indústrias. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Concessionárias de energia elétrica. Concessionárias de água. Eletrificação predial e industrial. Assistência técnica. Empresa de prestação de serviços ligados a área de eletromecânica.
Matriz curricular
Eletrotécnica
Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a desenvolver serviços técnicos de manutenção, projeto, instalação, desenho e outras atividades em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e em sistemas prediais e industriais convencionais ou automatizados, atuando com equipamentos elétricos e eletroeletrônicos.
Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Empresas de geração e transmissão de energia elétrica. Empresas de telecomunicações. Empresas de água e saneamento. Escritório de projetos técnicos.
Matriz curricular
Eletrotécnica
Manutenção Automotiva
Carga horária: 1200 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a realizar diagnósticos, executar manutenção preventiva e reparação automotiva, além de instalar equipamentos e acessórios e coordenar equipes de mecânicos.
Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Oficinas de Manutenção Automotiva. Oficinas de Manutenção de Ciclomotores. Distribuidoras de Peças. Empresas de Frotas de Veículos. Locadoras de Veículos. Empresas de instalação de Acessórios. Montadoras de Veículos. Escolas e Institutos de Cursos Técnicos. Concessionarias. Consultorias.
Matriz curricular
Mecânica
Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a desenvolver serviços técnicos de manutenção, projeto, instalação, desenho e outras atividades em sistemas industriais convencionais ou automatizados, articulando equipamentos mecânicos e eletromecânicos.
Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Industrias automobilística, naval, química, petroquímica, alimentícia, metalúrgica, farmacêutica, refinarias. Empresas prestadoras de serviços de manutenção. Empresas e fábricas em geral.
Matriz curricular
Mecânica