Infraestrutura
O eixo tecnológico de Infraestrutura compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte.
Abrange planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para obras civis, topografia, geotécnica, hidráulica, recursos hídricos, saneamento, transporte de pessoas e bens e controle de trânsito e tráfego.
Fonte: CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS – CNCT / 3ª Edição
Agrimensura
Carga horária: 1000 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a realizar levantamento topográfico em construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, locação de rodovias, curvas de nível, barragens e loteamentos, utilizando a tecnologia atualmente disponível no mercado.
Áreas de atuação: Curso de Agrimensura. Órgão públicos municipais, estaduais e federais. Empresas de Saneamento Básico. Empresas de engenharia. Empresas de Consultoria. Empresas de Construção Civil. Empresas de Telecomunicações. Agricultura de precisão e pavimentação. Meio ambiente – ecologia. Instituições de pesquisa. Empresas de representação e vendas de equipamentos e programas. ONGs – Organizações Não Governamentais.
Matriz curricular
Agrimensura
Desenho de Construção Civil
Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a realizar desenhos técnicos no âmbito da construção civil com ênfase em projetos de arquitetura. Atua como integrante dos processos construtivos, que envolvem desde os estudos preliminares ao planejamento e gestão de obras civis.
Áreas de atuação: Escritórios de Engenharia e Arquitetura. Laboratório de ensaios de materiais. Construtoras de pequeno e grande porte, públicas ou privadas. Empresas de comércio, representação e vendas na área de construção civil. Empresas de construção civil, públicas e privadas. Departamento de manutenção predial de empresas públicas e privadas. Concessionários de serviços públicos e órgãos públicos.
Matriz curricular
Desenho de Construção Civil
Edificações
Carga horária: 1300 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a identificar diferentes tipos de solos, ferramentas e instrumentos topográficos, materiais de construção utilizados em obras, especificando e orientando sua correta utilização. Também possibilita ao técnico projetar com auxílio de computador (CAD), além de fiscalizar e acompanhar projetos e obras civis, fazendo o controle tecnológico da obra.
Áreas de atuação: Escritórios de projetos de Engenharia e Arquitetura. Laboratório de análise de solos e de materiais utilizados na construção civil. Construtoras de pequeno e grande porte, públicas ou privadas. Empresas de comércio, representação e vendas na área de construção civil. Empresas de construção civil, públicas e privadas. Departamento de manutenção predial de empresas públicas e privadas. Concessionárias de serviços públicos e órgãos públicos.
Matriz curricular
Edificações
Portos
Carga horária: 900 horas teóricas/300 horas de estágio
Perfil: Apto a atuar nas operações portuárias e retroportuárias, nos trâmites documentais para liberação das cargas, agenciamento de embarcações, bem como no planejamento e supervisão dos processos de movimentação de cargas e de manutenção dos equipamentos de operação portuária.
Áreas de atuação: Portos públicos e privados. Empresas de apoio portuário e dragagem. Empresas de transporte aquaviário. Agências marítimas. Órgãos reguladores. Empresas de comércio exterior. Operadores portuários.
Matriz curricular
Portos