O eixo tecnológico de Produção Industrial compreende tecnologias relacionadas a sistemas de produção, técnicas e tecnologias de processos físico-químicos e relacionados à transformação de matéria-prima e substâncias, integrantes de linhas de produção.

Abrange planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento de tecnologias industriais; programação e controle da produção; operação do processo; gestão da qualidade; controle de insumos; e aplicação de métodos e rotinas.

Fonte: CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS - CNCT / 3ª Edição

 

Biotecnologia

Carga horária: 1240 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a desenvolver ações interdisciplinares na utilização da matéria viva, realizar diagnósticos moleculares, otimizar processos, realizar bioensaios, trabalhar com micropropagação in vitro e análises de bioinformática, seguindo os conceitos da bioética. Pode atuar em indústrias e laboratórios.

 

Áreas de atuação: Empresas, indústrias, agroindústrias, instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento em biociências e produtos biotecnológicos. Laboratórios. Bancos de materiais biológicos e de genes. Empresas de consultorias. Indústrias alimentícias, de cosméticos, bebidas e farmacêutica. Laboratório de agropecuária e ambiental.

 

Matriz curricular

file pdf Biotecnologia

 

Fabricação Mecânica

Carga horária: 1200 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Participa do projeto, planejamento, supervisão e controle das atividades de fundição, usinagem, fresagem, caldeiraria, soldagem e outros processos de conformação mecânica. Seleciona e especifica ferramental para os processos produtivos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais e insumos aplicados aos processos de fabricação mecânica.

 

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais da área. Industrias automobilística, naval, química, petroquímica, alimentícia, metalúrgica, farmacêutica, refinarias e siderurgias. Empresas prestadoras de serviços de manutenção e fabricação mecânica. Empresas e fábricas em geral. Empresa de sistemas de produção industrial. Empresas de água e saneamento. Escritório de projetos técnicos. Assistência técnica. Laboratório de ensaios dos materiais.

 

Matriz curricular

file pdf Fabricação Mecânica

 

Móveis

Carga horária: 1200 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a desenvolver e executar projetos de móveis sob medida, em produção seriada, atuar como supervisor de produção em fábricas de móveis, coordenar equipes e organizar ambientes de trabalho.

Áreas de atuação: Indústrias de fabricação de produtos em madeira e fibra de vidro. Estaleiros. Canteiros de obras. Oficinas de manutenção e reparos. Empresas de prestação de serviços ou de forma autônoma.

 

Matriz curricular

file pdf Móveis

 

Petróleo e Gás

Carga horária: 1300 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a desenvolver atividades ligadas à pesquisa e à área industrial voltadas para operação e manutenção da produção de petróleo, gás natural e seus derivados.

 

Áreas de atuação: Concessionárias de petróleo e gás natural. Concessionárias de polímeros e derivados. Empresas de engenharia de perfuração. Empresas de manutenção e instalação de equipamentos. Empresas químicas e petroquímicas. Empresas de engenharia de tubulações. Empresas de instrumentação e controle. Empresas de transporte e logística de petróleo e seus derivados. Empresas voltadas a explotação e exploração/perfuração de poços. Empresas relacionadas a derivados de petróleo. Empresas relacionadas ao refino do petróleo. Empresas voltada a soluções de engenharia construtiva, atuando nas áreas de petróleo, petroquímica, energia, siderurgia, metalurgia e transporte. Empresas com laboratórios, onde é desenvolvido o trabalho de controle de qualidade dos derivados do petróleo, pesquisa de novos materiais e elaboração de projetos. Termoelétricas com prestação de serviços relacionados às atividades de operação e manutenção de máquinas e equipamentos responsáveis pela geração de energia elétrica, a partir de, principalmente, do fornecimento de gás natural e óleo diesel Indústrias voltadas a produção de embarcações de pequeno, médio e grande porte, incluindo rebocadores, barcos de apoio à exploração de petróleo e petroleiros. Institutos, núcleos e/ou centros de pesquisas técnico-científicas voltadas ao estudo de petróleo e gás e áreas afins.

 

Matriz curricular

file pdf Petróleo e Gás

 

Química

Carga horária: 1220 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a executar análises laboratoriais de natureza físico-química, analítica e microbiológica e apoiar atividades que componham a cadeia produtiva.

 

Áreas de atuação: Órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Indústrias Químicas. Laboratórios de ensino, de calibração e de análise. Controle de qualidade. Empresas de comercialização e assistência técnica. Controle Ambiental. Entidades de certificação de produtos. Tratamento de águas e de efluentes.

 

Matriz curricular

file pdf Química

 

Têxtil

Carga horária: 1200 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar no processo de transformação da matéria prima têxtil, com ênfase nos processos produtivos de fiação, malharia, tecelagem e acabamento.

 

Áreas de atuação: Órgãos públicos e privados. Indústrias Têxteis de vários segmentos. Empresa de Desenvolvimento têxtil. Consultoria de empresas Têxteis. Empresas de planejamento. Empresas de planejamento e desenvolvimento de produtos têxteis. Consultoria de empresas Têxteis. Empresas de planejamento e controle de produção das empresas. Empresas de suporte Técnico.

 

Matriz curricular

file pdf Têxtil

 

Vestuário

Carga horária: 1200 horas teóricas/300 horas de estágio

Perfil: Apto a atuar no desenvolvimento de produto e planejamento da produção de vestuário, na operação de máquinas e equipamentos utilizados na produção industrial de corte, costura, bordado, estamparia e lavanderia. Também supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade.

 

Áreas de atuação: Empresas de Confecção. Escritório de produção de moda. Revista de moda. Indústria Têxtil.

 

Matriz curricular

file pdf Vestuário

file pdf Vestuário (2ª e 3ª série)